Porcentagem de pessoas que moram sozinhas cresce 52%

De acordo com IBGE, viver é resultado de mudanças culturais

 

Postado sexta-feira 07/11/2025 por Redação

Categorias: Empresas Negócios

Porcentagem de pessoas que moram sozinhas cresce 52%
Porcentagem de pessoas que moram sozinhas cresce 52%

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a proporção de pessoas morando sozinhas no Brasil aumentou 52% em 12 anos. Em 2012, a porcentagem das chamadas unidades unipessoais era de 12,2%. Em 2024, pulou para 18,6%.

 

O número de casas brasileiras com pessoas morando sozinhas cresceu em todas as faixas etárias, mas o aumento mais significativo deste fenômeno ocorreu entre pessoas de 25 a 39 anos – passando de 8,3% das residências em 2010 para 13,4% em 2022. Para o IBGE, a família de uma pessoa só é resultado de uma mudança cultural, que leva cada vez mais mulheres a optarem por viver só, pessoas adiando o casamento ou até mesmo excluindo essa meta de suas vidas.

 

E, o que durante muito tempo foi visto como alternativa secundária, hoje está no centro das atenções. O mercado ganhou empreendimentos bem planejados, com design assinado, comodidades e serviços agregados. Bons exemplos são os últimos lançamentos da Gadens Incorporadora: Core Faivre, Core Palácio e Core Silva Jardim. Todos levam assinaturas de grandes nomes da arquitetura, tem inúmeras opções de lazer e diferenciais construtivos capazes de atender a um estilo de vida mais moderno, adotado especialmente por nômades digitais, executivos, estudantes, idosos e até casais sem filhos.

 

Valorização e investimento

Dados da Brain Inteligência Estratégica mostram que, de 2015 a 2024, as vendas de imóveis compactos subiram 210%.Imóveis com um dormitório, por exemplo, seguem líderes em valorização e apresentaram o valor do metro quadrado mais elevado, com crescimento de 8,12% nos últimos 12 meses.

 

Ainda de acordo com a Brain, o centro de Curitiba é o bairro com maior volume de lançamentos do Brasil nos últimos três anos. Além do crescimento em vendas, os imóveis compactos também são os que registraram a maior valorização no metro quadrado em Curitiba.

 

By Conceito 
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!